Manchas Brancas





Você já reparou em alguém que tem o sorriso com uma aparência geral muito boa, mas que chama a atenção devido a alguns pontos ou “ilhas” brancas, bem no meio da face externa de alguns dentes? 

Dentre algumas razões, isso acontece devido a um processo chamado de fluorose (que também pode provocar manchas acastanhadas), ou também por outros motivos. Muitas vezes o tratamento ortodôntico aumenta a dificuldade em se manter uma boa higiene oral. Por esta razão, e também quando ocorre a associação com uma dieta rica em carboidratos, algumas áreas do esmalte desmineralizado desencadeiam a as denominadas lesões de mancha branca. Isto nada mais é do que o início do processo de formação da cárie dental

Explicando melhor, essas manchas não são cáries que precisem ser removidas com brocas para que sejam preenchidas por uma obturação. Ao invés disso, estas lesões de manchas brancas podem ser revertidas por um processo de remineralização, o que é muito mais desejável. O esmalte pode ser remineralizado por meio de meticulosa escovação com pastas e frequente uso de soluções fluoretadas, e/ou com géis e vernizes contendo flúor em diversas concentrações aplicadas de forma tópica pelo dentista. 

Quando lesões de manchas brancas são remineralizadas, a aparência branca pode permanecer. De certa forma isso acontece porque essas áreas acabam se tornando mais “mineralizadas” do que o esmalte não atacado anteriormente. O clareamento dental muitas vezes pode camuflar estas áreas brancas de esmalte. Porém, se apenas o clareamento não for suficiente para conseguir essa camuflagem, principalmente pela profundidade da camada de esmalte remineralizado, uma técnica chamada de microabrasão do pode ser realizada.

A microabrasão desgasta apenas uma camada mais superficial do esmalte, deixando uma superfície altamente polida que assim pode responder melhor ao processo de clareamento. Esta técnica foi realizada no exemplo mostrado pelas figuras, e tem se mostrado eficiente para melhorar da aparência das superfícies de esmalte que apresentam manchas brancas. 


                                                                

Um comentário:

Viciado em livros disse...

o caso ficou ótimo,mas como foi realizado a micro abrasão?